domingo, 22 de novembro de 2009

Fotografia Tilt-Shift

Tilt-Shift ou Tilt & Shift é uma técnica fotográfica, criada por volta do ano de 1973, que consiste em usar lentes específicas, tornando possível transformar imagens registadas no mundo real em miniaturas, ficando com o aspecto final de maquetes.


Lentes Tilt-Shift Canon TS-E 17mm e 24mm

O efeito é causado pelo movimento que a lente exerce, deixando no meio da imagem uma faixa horizontal mais nítida que o restante, iludindo o observador que fica com a sensação que os objectos mais nítidos se tornaram menores


The Vital Thing Blog

É uma técnica fotográfica bastante utilizada na fotografia de arquitectura, pois estas lentes especificas permitem corrigir perspectivas e linhas com fim a obter imagens com pouca ou nenhuma distorção.


Jon Berry Design Blog

Sendo uma técnica fotográfica despendiosa e não disponivel para todos, existe outros modos de poder obter o efeito Tilt & Shift nas fotografias.
Um deles é através do site Tilt-Shift Maker neste é possível fazer uma imagem em segundos, basta fazer o upload da imagem, seleccionar a área de foco e pronto. O único senão são as limitações ao nível do tamanho e resolução da imagem.
Outro modo é no Photoshop através de um tutorial simples que gera uma imagem simulada do uso das lentes Tilt & Shift.


Tutorial

1 - Abrir a imagem no Photoshop, clicar no modo Quick Mask (tecla atalho Q).



2 - Com a ferramenta Gradiente, efectuar um degrade, como mostra a figura abaixo.



3 - Voltar ao modo Normal clicando novamente no Quick Mask (tecla atalho Q).



4 - Aplicar Blur (Menu Filter... Blur... Gaussian Blur) utilizando as configurações indicadas.



5 - Ajustar a Luz e Contraste (Menu Image... Adjustments... Brightness/Contrast) consoante a imagem que estão a trabalhar.



Resultado final...



Espero que vos seja útil...

Cumprimentos e Bons Clicks

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dias de Outono - Magoito

Registos de um dia de Outono com alguma chuva e nevoeiro na praia do Magoito em Sintra.


(Para ver em tamanho maior visite o meu Flickr)
Camera: Canon 450D
Lente: 18-55 @ 33 mm
Exposição: 0.066 sec (1/15)
Abertura Diafragma: F/5.6
Medição: Matricial
ISO: 100


(Para ver em tamanho maior visite o meu Flickr)
Camera: Canon 450D
Lente: 18-55 @ 18 mm
Exposição: 0.016 sec (1/60)
Abertura Diafragma: F/5.6
Medição: Matricial
ISO: 100


(Para ver em tamanho maior visite o meu Flickr)
Camera: Canon 450D
Lente: 18-55 @ 30 mm
Exposição: 0.033 sec (1/30)
Abertura Diafragma: F/5.6
Medição: Matricial
ISO: 100

Localização

Ver mapa maior

Cumprimentos e Bons Clicks

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As Polaroid estão de volta

Os nostálgicos da fotografia instantânea têm um motivo para estar contentes: em plena era digital, as famosas máquinas Polaroid, capazes de produzir uma fotografia poucos instantes depois de esta ser tirada, estão prestes a ser reintroduzidas no mercado.


O consórcio Summit Global Group of Companies, que reúne empresas do sector e que tem uma licença para explorar a marca da falida Polaroid até 2014, anunciou esta semana o regresso, já em meados de 2010, das máquinas de revelação instantânea. A estratégia passa tanto por apelar aos nostálgicos, como por cativar jovens utilizadores.


A decisão do consórcio foi influenciada por um grupo chamado The Impossible Project, fundado por um empresário austríaco chamado Florian Kaps (possuidor de uma loja on-line de produtos Polaroid), a que se juntaram alguns cientistas holandeses – todos amantes da fotografia analógica. O grupo foi formado há menos de um ano, depois de a Polaroid ter apresentado falência e ter decidido deixar de fabricar os cartuchos de fotografias usados nas máquinas.



Convencidos de que a massificação da fotografia digital cria um nicho de mercado capaz de ser alimentado pelos amantes da fotografia analógica, o grupo de Karp angariou fundos, criou uma empresa e negociou com a própria Polaroid a exploração de uma fábrica de cartuchos na Holanda. Agora, The Impossible Project vai fabricar os cartuchos que vão equipar as novas máquinas de fotografia instantânea.

Cumprimentos e Bons Clicks

Related Posts with Thumbnails