domingo, 17 de maio de 2009

Calibração do Monitor

Os registos fotográficos podem aparecer de maneira diferente em monitores distintos, isto deve-se principalmente à diferença nos parâmetros que definem a qualidade e as características luminosas e cromáticas de cada um deles.
Isto pode originar, por exemplo, que num monitor não calibrado, ao realizar ajustes nas fotografias (White Balance, Saturação, Contraste) sejamos nós mesmos os enganados, pois os parâmetros que vemos no monitor, não correspondem aos reais que estamos a codificar na fotografia.
Este facto leva não só a uma perda de controlo e qualidade como também a um desfasamento entre o que visualizamos no monitor e o resultado final impresso ou revelado.
Para evitar estes erros torna-se necessário calibrar o monitor de forma a que os registos sejam visualizados da mesma maneira em diferentes monitores e que o resultado final seja fiél ao que visualizamos no computador.
Existem várias maneiras de calibrar o monitor, desde as mais profissionais através de aparelhos como o Spyder até aos mais simples e económicos como o programa Calibrize. O importante é que objectivo final (monitor calibrado) seja atingido. Deixo-vos alguns links e um teste onde podem ajustar o vosso monitor ao nível de cor, luminância, cinzentos e pretos:

Online Monitor Test @ http://www.vanity.dk

Monitor Black Point Check @ http://www.drycreekphoto.com

Monitor Luminance Sensitivity
@ http://www.drycreekphoto.com

Monitor Grayscale Test Image @ http://www.drycreekphoto.com

Teste de Luminância

Um teste fácil, basta fazer o download desta imagem (click em cima da imagem, botão direito do rato e Guardar como...).



Para ajustar o monitor abre-se a imagem no nosso programa de edição preferido e ajustamos o brilho e o contraste do monitor de forma a conseguirmos distinguir as claramente as zonas marcadas a vermelho da imagem abaixo.



Após o ajuste temos o monitor calibrado de modo a não trancar as altas luzes e os negros.

Cumprimentos e Bons Clicks

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima dica!

Anônimo disse...

Me ajudou muitooo!!
OBrigado

Related Posts with Thumbnails