sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Modos de Medição - Metering Modes

Os metering modes das máquinas fotográficas reflex, são modos de medição de luz que dependendo dos mesmos, o fotómetro da máquina fotográfica faz diferentes leituras da luz ambiente. Compreender como funcionam, ajudam-nos a saber como a máquina "vê" os tons numa composição e como podemos altera-los para obter exposições correctas. Normalmente, as máquinas fotográficas reflex oferecem quatro modos de medição de luz, são eles o Matricial, Parcial, Ponderado ao Centro e Pontual.



O modo de medição pontual (Spot Metering) faz a leitura junto ao ponto de focagem que seleccionamos e é usada uma área de 5% em torno desse ponto para medição da luz, este tipo de medição é muito eficaz quando queremos dar predominância a um determinado motivo da cena.

O modo de medição parcial (Partial Metering) é basicamente igual ao modo de medição pontual, apenas com a diferença do tamanho da área lida, que neste caso ronda os 15% em torno do ponto de focagem, é um tipo de medição útil para, por exemplo, fotos com grupos grandes de pessoas, em que estas estão aglomeradas na parte central da cena.

O modo de medição ponderada ao centro (Center-weighted average metering) é igual à anterior mas neste caso é dada prioridade à luz que incide no centro, o fotómetro vai utilizar entre 60 a 80% da informação de luz que incide directamente na área central para calcular a exposição, é ideal para retratos ou planos fechados de objectos.

O modo de medição matricial (Multi-zone or Evaluative Metering) faz a leitura da generalidade da cena, é o mais utilizado e o mais fiável na maioria das situações, no entanto é de referir que em algumas cenas, nas quais possam existir grandes áreas de sombra ou luz intensa este modo de medição pode falhar levando a máquina fotográfica a subexpor ou sobreexpor a fotografia.

Cumprimentos e Bons Clicks

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails