quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Regra dos Terços

A regra dos terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utiliza-la deve-se dividir de forma imaginária a imagem observada no visor em nove quadros (três terços verticais e três terços horizontais), para isso traçamos duas linhas horizontais e duas verticais (Figura 1).


Figura 1

Os quatros pontos de intersecção são chamados os pontos de interesse, são considerados os pontos de maior impacto visual e é nestes pontos que ao fotografar, deve-se colocar os motivos de interesse. As linhas horizontais devem ser utilizadas para colocar o horizonte e outras linhas fortes enquanto as verticais deveram ser utilizadas para colocar objectos que sigam essa orientação (exemplo: árvores ou edifícios).

Conselhos e Dicas
A linha do horizonte pode ser colocada consoante o que queremos realçar,


Figura 2
abaixo da metade do visor para realçar o céu,


Figura 3
a meio do visor para o céu e parte inferior com a mesma importância,


Figura 4
acima da metade do visor para realçar a parte inferior.

Quando o motivo principal se encontrar em movimento, este deve sempre deslocar-se no sentido dos 2/3 (Figura 5 ou 6 consoante o movimento), ficando a fotografia com dinamismo em vez de dar a sensação que o motivo vai chocar com o lado vertical da fotografia.


Figura 5


Figura 6

Assim como quando, por exemplo, estamos a tirar uma fotografia de uma pessoa a olhar para o lado, esta deverá ficar a olhar no sentido dos 2/3 para não transmitir a sensação de claustrofobia.

Esta regra tem como objectivo melhorar a nossas fotografias, mas não deve ser vista como uma restrição a criatividade.

Cumprimentos e Bons Clicks

1 comentários:

Anônimo disse...

olá Paulo, estive olhando a tua matéria sobre os pontos de ouro, sou fotografo e gostaria que vc desse uma olhado no meu site,um post chamado autoral.
www.marcosquintana.com.br

Related Posts with Thumbnails