terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Fotografar em RAW vs fotografar em JPEG

Toda a gente fala nas vantagens de fotografar em ficheiros RAW, afinal, porque é que os ficheiros RAW são superiores aos JPEG e será que precisamos mesmo deles?

A resposta é sim, se quisermos levar as fotografias a outro nível, fotografar em RAW é decididamente a opção correcta. Os ficheiros RAW oferecem qualidade, controlo e escolha. O ficheiro RAW apresenta uma qualidade superior de imagem, incluindo mais detalhe, uma latitude de contraste alargada, menos ruído e menos aberrações cromáticas.

E porque é que os ficheiros RAW tem mais qualidade que os usuais JPEG?

Vejamos, os ficheiros JPEG são criados pela máquina fotográfica em fracções de segundo e nessa criação, a máquina decide também em fracções de segundo quais os ajustes a aplicar na fotografia e comprime-a de modo a ocupar pouco espaço no cartão de memória. Neste processo perde-se muita informação o que vai tornar a edição dos ficheiros JPEG uma tarefa complicada e com resultados frustrantes.

Para além da qualidade dos ficheiros RAW, estes trazem outra vantagem, permitem-nos adiar muitas decisões relativas à captura de imagens. Por exemplo, em vez de definir o equilíbrio dos brancos (white balance) na maquina fotográfica, pode-se fotografar em RAW e experimentar posteriormente,na edição feita no computador, quais os valores que se adequam a fotografia.

Alguns exemplos da edição de um ficheiro RAW.

Versão original obtida através da conversão directa do ficheiro RAW.

Versão com ajuste da temperatura e equilíbrio dos brancos de modo a "aquecer" a fotografia.


Versão com ajuste na temperatura e equilíbrio dos brancos de modo a dar um efeito frio a fotografia.


Conversão directa do ficheiro RAW para P&B.

O ficheiro RAW é considerado como a "película do século XXI", a imagem em "cru" que necessita de ser "revelada". Embora exiga algum trabalho no pós processamento os ficheiros RAW podem proporcionar magníficas fotografias.

Cumprimentos e Bons Clicks

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails