segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Iluminação Natal - Cristo Rei

Como já começa a cheirar ao Natal, nada como a iluminação natalícia para motivo de umas sessões fotográficas nocturnas. Ainda não tive oportunidade de visitar a Baixa, mas já me desloquei a zona da Doca de Alcântra e registei a "vestimenta" do nosso Cristo Rei para o Natal.


(Para ver em tamanho maior visite o meu Flickr)
Camera: Fuji S6500FD
Exposição: 10 seg
Abertura Diafragma: F/11
ISO: 100

E como a posição era a ideal, aproveitei e tirei uma com o enquadramento da ponte 25 de Abril e o Cristo Rei.


(Para ver em tamanho maior visite o meu Flickr)
Camera: Fuji S6500FD
Exposição: 20 seg
Abertura Diafragma: F/11
ISO: 100

Localização

Ver mapa maior

Cumprimentos e Bons Clicks

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ISO - Sensibilidade

O controlo ISO (International Standards Organization) é o nome atribuido ao ajuste de sensibilidade de uma maquina fotografica e foi originalmente usado para classificar a sensibilidade das peliculas a luz. Uma película com uma ISO 100 era menos sensível a luz que uma película com ISO 400, quanto menor fosse o ISO menor era a sensibilidade.
A escala de sensibilidade ISO veio mais tarde a ser transferida para a maquinas digitais, indicando nestas a sensibilidade do sensor CCD/CMOS a luz e sendo ajustável pelo utilizador.
Este controlo do ISO permite em situações de fraca luminosidade, ajustar o sensor (aumentar o valor ISO) para fotografar sem o uso do flash.
Outra situação em que a regulação do ISO será proveitosa é a fotografia com luz ambiente, sem recorrer ao uso de tripé, aumentar o ISO nestas situações permite ao fotografo recuperar o controlo das velocidades de obturação e aberturas de diafragma.
Se aumentarmos ou diminuirmos o valor do ISO (sensibilidade) a qualquer abertura do diafragma, conseguiremos obter velocidades de obturação mais rápidas ou mais lentas, de acordo como que temos em mente para a imagem a captar.


(Imagem Elizabeth Giargiari para www.Cameratown.com)

Esta imagem é uma boa referencia para explicitar o uso do ajuste de sensibilidade (ISO).

É de referir a desvantagem do uso de valores de ISO elevados, o ruído, quanto maior o valor ISO, maior a quantidade de ruído presente na fotografia. O ruído pode ser comparado ao grão presente na película fotográfica e assemelha-se a imensas pintas azuis, vermelhas e monocromáticas sobre a imagem. O ruído pode ser resolvido na pós-produção da fotografia, através de programas de redução de ruído.

Em modo de conclusão, o ajuste ISO deve ser utilizado com moderação e em "triangulação" com a abertura do diafragma e velocidade de obturação, só assim poderá aproveitar a sua utilidade sem perder qualidade nos seus registos fotográficos.

Cumprimentos e Bons Clicks

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Velocidade de Obturador

O obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do sensor CCD/CMOS da máquina fotográfica à luz, pode-se dizer que é uma espécie de cortina que protege o sensor da luz.
A velocidade do obturador ou tempo de exposição esta relacionado com a quantidade de tempo em que o obturador se encontra aberto, deixando entrar a luz para o sensor CCD/CMOS da máquina.

O tempo de exposição é normalmente dado no formato 1 / x , em que X representa uma fracção de tempo em segundos. Os valores mais comuns são:

  • 1/8000 s
  • 1/4000 s
  • 1/2000 s
  • 1/1000 s
  • 1/500 s
  • 1/250 s
  • 1/125 s
  • 1/60 s
  • 1/30 s
  • 1/15 s
  • 1/8 s
  • 1/4 s
  • 1/2 s
  • 1 s
  • B (de bulb) — Que mantém o obturador aberto enquanto o botão de disparo estiver pressionado.
Exemplo:


(Imagem Aram Dulyan para Wikipédia)

Nesta sequência de imagens podemos visualizar que em fotografias tiradas com a mesma abertura, quanto maior for o tempo de exposição, mais luz entra e mais clara fica a fotografia.

As técnicas utilizando os tempos de exposição são úteis em fotografias nocturnas e podem ser utilizadas para fotografias criativas, utilizando tempos de exposição altos para expressar sensações de movimento.

Cumprimentos e Bons Clicks

sábado, 15 de novembro de 2008

Abertura do Diagframa

O diafragma é um mecanismo no interior da objectiva que possibilita controlar a quantidade de luz que vai atingir o sensor, quanto mais aberto se encontrar o diafragma, mais luz chegará ao sensor da maquina fotográfica.
Os valores da abertura do diafragma (Aperture) são determinados por uma escala que tem relação com o diâmetro da abertura da objectiva e são designados por F-stops: F2.0 - F2.8 - F4.0 - F5.6 - F8.0 - F11 -F16.


(ilustração manual SENAC-04)

Como podemos ver na imagem apresentada, quanto maior for o numero da abertura do diafragma (F16) mais fechado ele está e consequentemente menos luz atingirá o sensor, em inversa reciprocidade quanto menor for o numero de abertura do diafragma (F2.0) maior é a abertura do diafragma e mais luz atingirá o sensor.

Além de controlar a quantidade de luz a atingir o sensor, a abertura do diafragma também controla a profundidade de campo, ou seja, a extensão da região nítida (em foco) quando se tira a foto.


(ilustração manual SENAC-04)

Como podemos visualizar, quanto maior a abertura do diafragma (F2.8), menor a profundidade de campo enquanto com uma maior abertura (F16) temos uma maior profundidade.
Outro factor que define a profundidade de campo é a distancia entre o fotografo e o objecto fotografado, quanto menor é essa distancia, menor é a profundidade de campo.

Sites Úteis: DOFMaster

Cumprimentos e Bons Clicks

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mário Príncipe

Fotógrafo português de moda com participações em concursos de fotografia, dos quais, alguns premiados com destaque.
Exposições no centro Nacional de Belas Artes, premiado com uma bolsa em pós-produção fotográfica na ETIC resultante de um 1º lugar num concurso de fotografia .
Freelancer desde finais de 2001, onde a moda tem sido uma constante, tendo vindo a realizar trabalhos para catálogos, revistas e agências de modelos.
Paralelamente, desenvolve trabalhos fotográficos na área da música, produtos e interiores.
Fortemente influenciado por Helmut Newton, David Lachapelle e Steven Klein.

Mário Príncipe
Blend Magazine

Calendário Karacter 2008








Cumprimentos e Bons Clicks

Bem Vindos

Mais um blog... dizem vocês! Pois bem este vai ser somente e apenas sobre a fotografia, hobby que tenho vindo a desenvolver a pouco tempo. Criei este blog pela necessidade de guardar e partilhar os conhecimentos que vou adquirindo assim como dar a conhecer fotos e trabalhos que vou achando relevantes e com merecido mérito. Espero que gostem e que venha a ser útil!

Cortem a fita e abram as garrafas de champanhe.... está oficialmente aberto o blog!!

Cumprimentos e Bons Clicks
Related Posts with Thumbnails