quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Histogramas

Cada vez mais, as maquinas fotográficas digitais disponíveis no mercado, permitem-nos a visualização em tempo real de um histograma relativo a fotografia que pretendemos efectuar. O que é então esse histograma e para que serve?
O histograma é a representação gráfica dos pixeis claros, médios e escuros que se encontram distribuídos pela imagem e tem grande utilidade, pois vai ser a indicação da exposição correcta ou incorrecta de uma fotografia.

Vejamos:


Os valores no lado esquerdo do histograma indica quantidade de pixeis escuros da imagem, no centro a quantidade de pixeis médios e no lado direito a quantidade de pixeis claros. Este histograma com uma distribuição uniforme, dá-nos a indicação que a fotografia vai ficar com uma exposição correcta.


Neste caso temos uma grande concentração de valores no lado esquerdo do histograma, lado dos pixeis escuros, o que nos dá a indicação que a fotografia encontra-se subexposta (demasiado escura).



Neste ultimo histograma podemos visualizar uma concentração de valores no lado direito, lado dos pixeis claros, dando-nos indicação que a fotografia encontra-se sobreexposta (demasiado clara).

A interpretação dos histogramas é uma mais-valia na execução da fotografia, pois permite-nos efectuar os ajustes necessários para compensar quaisquer problemas de exposição.

Cumprimentos e Bons Clicks

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails