quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Fogo de Artifício

O fim de ano está ai e como se sabe, noite de fim de ano é com passas, champanhe e fogo de artifício e é sobre este ultimo que vou falar neste post, como fotografar fogo de artifício, material necessário, conselhos e dicas.

Material essencial:
Tripé - Como vamos fotografar utilizando tempos de exposição muito longos, para captar todo o movimento do fogo de artifício a utilização de um bom tripé é essencial.

Comando de disparo remoto - De modo a poder disparar a maquina fotográfica sem a abanarmos. Para quem não tem maquina com esta opção, podem utilizar o temporizador, pois produz o mesmo efeito.

Modo de fotografar:
O enquadramento é das partes mais difíceis deste tipo de fotografia, é essencial saber onde vai rebentar o fogo de artifício, para podermos ajustar a maquina fotográfica para o enquadramento ideal. A abertura do diafragma deve ser entre o F/8 e F/16, considerando que a luz do fogo de artificio é bastante brilhante. O tempo de exposição deve ser grande, na ordem dos 02 seg a 15 seg, de modo a captar todo o movimento do fogo de artifício. Para as maquinas que permitem o modo manual Bulb, este poderá também ser utilizado com tempos de exposição a gosto do fotógrafo. A ISO deve estar sempre nos valores mais baixos de modo a conseguir uma fotografia mais limpa possível. A focagem deve estar em modo manual e regulada para o infinito.

Conselhos e Dicas:
- Desligar o flash, este não vai ter utilidade neste tipo de fotografia.
- Fotografar em RAW, para mais tarde proceder aos ajustes do White Balance.
- Escolher o local para montar o tripé e maquina fotográfica, este não deve ter luz envolvente, para não criar flares indesejados.
- Tirar o máximo de fotos possíveis, para aumentar as hipóteses de fotos superiores.
- Ter e conta que as primeiras fotos são as melhores, com a continuação das explosões do fogo de artifício, o fumo que fica no ar poderá criar a impressão de nevoeiro nas fotos.

Resta-me desejar aos leitores do blog, família e amigos um Excelente Fim de Ano e uma grande entrada em 2009!

Cumprimentos, Bons Clicks e Boas Entradas em 2009

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a sua explicação. Obrigado.

Related Posts with Thumbnails