quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ISO - Sensibilidade

O controlo ISO (International Standards Organization) é o nome atribuido ao ajuste de sensibilidade de uma maquina fotografica e foi originalmente usado para classificar a sensibilidade das peliculas a luz. Uma película com uma ISO 100 era menos sensível a luz que uma película com ISO 400, quanto menor fosse o ISO menor era a sensibilidade.
A escala de sensibilidade ISO veio mais tarde a ser transferida para a maquinas digitais, indicando nestas a sensibilidade do sensor CCD/CMOS a luz e sendo ajustável pelo utilizador.
Este controlo do ISO permite em situações de fraca luminosidade, ajustar o sensor (aumentar o valor ISO) para fotografar sem o uso do flash.
Outra situação em que a regulação do ISO será proveitosa é a fotografia com luz ambiente, sem recorrer ao uso de tripé, aumentar o ISO nestas situações permite ao fotografo recuperar o controlo das velocidades de obturação e aberturas de diafragma.
Se aumentarmos ou diminuirmos o valor do ISO (sensibilidade) a qualquer abertura do diafragma, conseguiremos obter velocidades de obturação mais rápidas ou mais lentas, de acordo como que temos em mente para a imagem a captar.


(Imagem Elizabeth Giargiari para www.Cameratown.com)

Esta imagem é uma boa referencia para explicitar o uso do ajuste de sensibilidade (ISO).

É de referir a desvantagem do uso de valores de ISO elevados, o ruído, quanto maior o valor ISO, maior a quantidade de ruído presente na fotografia. O ruído pode ser comparado ao grão presente na película fotográfica e assemelha-se a imensas pintas azuis, vermelhas e monocromáticas sobre a imagem. O ruído pode ser resolvido na pós-produção da fotografia, através de programas de redução de ruído.

Em modo de conclusão, o ajuste ISO deve ser utilizado com moderação e em "triangulação" com a abertura do diafragma e velocidade de obturação, só assim poderá aproveitar a sua utilidade sem perder qualidade nos seus registos fotográficos.

Cumprimentos e Bons Clicks

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails