sábado, 15 de novembro de 2008

Abertura do Diagframa

O diafragma é um mecanismo no interior da objectiva que possibilita controlar a quantidade de luz que vai atingir o sensor, quanto mais aberto se encontrar o diafragma, mais luz chegará ao sensor da maquina fotográfica.
Os valores da abertura do diafragma (Aperture) são determinados por uma escala que tem relação com o diâmetro da abertura da objectiva e são designados por F-stops: F2.0 - F2.8 - F4.0 - F5.6 - F8.0 - F11 -F16.


(ilustração manual SENAC-04)

Como podemos ver na imagem apresentada, quanto maior for o numero da abertura do diafragma (F16) mais fechado ele está e consequentemente menos luz atingirá o sensor, em inversa reciprocidade quanto menor for o numero de abertura do diafragma (F2.0) maior é a abertura do diafragma e mais luz atingirá o sensor.

Além de controlar a quantidade de luz a atingir o sensor, a abertura do diafragma também controla a profundidade de campo, ou seja, a extensão da região nítida (em foco) quando se tira a foto.


(ilustração manual SENAC-04)

Como podemos visualizar, quanto maior a abertura do diafragma (F2.8), menor a profundidade de campo enquanto com uma maior abertura (F16) temos uma maior profundidade.
Outro factor que define a profundidade de campo é a distancia entre o fotografo e o objecto fotografado, quanto menor é essa distancia, menor é a profundidade de campo.

Sites Úteis: DOFMaster

Cumprimentos e Bons Clicks

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails